Iphan realiza palestra para a conscientização do patrimônio histórico de Antonina

março 26, 2019

Reunião realizada na manhã desta sexta-feira (24), na sede da Secretária de Cultura e Turismo de Antonina, com a Educadora Patrimonial Histórico do Iphan, Lia Mity Ono, abordou assuntos como; diretrizes e preservação do acervo histórico da cidade capelista.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Thiago Afonso Souza, as palestras acontecem periodicamente envolvendo as mais diversas comunidades e setores do município. “Realizamos reuniões como está para  despertar conscientização do nosso patrimônio histórico, Antonina é uma cidade bicentenária, e com isso, um histórico que merece toda a nossa atenção”, destacou o secretário.

Estiveram presentes professores, empresários, moradores da região central e representes do legislativo antoninense.

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29 de Maio, 100 anos de história

abril 9, 2019

Nossa homenagem a todos aqueles que ajudaram e ainda contribuem com a história de uma das mais antigas agremiações esportivas de futebol. Parabéns ao 29 de Maio, da nossa querida Antonina.

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Saúde e Finanças fazem balanço do quadrimestre na Câmara Municipal de Antonina

abril 2, 2019

 

O secretário de Saúde de Antonina, Odileno Garcia Toledo e o representante da secretaria de Finanças, Luciano Broska, estiveram na sexta-feira (31), na Câmara de Vereadores realizando o balanço dos quatro primeiros meses das ações desenvolvidas na área. Na pasta da saúde, por exemplo; até o mês de abril, os números apontam dados expressivos no acolhimento à população, entre atendimentos nas mais diversas especialidades, exames de baixa e alta complexidade, exames laboratoriais, cirurgias, consultas especializadas, atendimento em fisioterapia, nutrição, farmácia, serviço de transporte e Núcleo de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores.

São milhares de pessoas recebendo algum tipo de assistência em saúde por meio da prefeitura. Somete na área de Unidade de Pronto Atendimento Urgência e Emergência foram realizados 7 mil 618 atendimentos.

O secretário lembrou ainda que existe um número que pode facilitar o atendimento a população. “Por meio do Disk Saúde (9 8534-0849), é possível agendar consultas, tirar dúvidas, obter resultados de exames e realizar outros serviços, o que fez, com que, aumentássemos o nosso número de atendimentos”, comentou Odileno.

A atenção integral à saúde é uma preocupação e exigência da prefeitura perante a secretaria responsável, e tem dado retorno à população no pronto atendimento ou encaminhamento das demandas.

Estiveram presentes a reunião os vereadores, Valmir Godoi, Paulo Broska e José Alves de Souza, também o diretor da Samae, Cleber Cezarino e imprensa local.

 

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Sessão da Câmara de Antonina destaca planos para retomada do trem Maria Fumaça

março 28, 2019

“Estamos muito perto de alavancar e efetivar um sonho, a volta da Maria Fumaça em Antonina e em parceria com o executivo e o legislativo. O que depender de nós, vamos realizar”, disse o relações públicas da Associação Brasileira de Prevenção Ferroviária (ABPF), Marcio Assad, na sessão da Câmara Municipal na terça-feira (18).

Na opinião do chefe do executivo que também esteve presente à reunião a união literalmente faz a diferença. “Trabalhamos cada dia mais, para melhorar a nossa Antonina e graças ao empenho e dedicação da nossa sociedade estamos melhorando, avançando. Estabelecemos uma boa comunicação com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e com isso resultados efetivos estão sendo realizados, o armazém Macedo está sendo restaurado e vai passar a ser um polo turístico, a igreja do Saiva, a Estação Ferroviária e com ela, a volta do trem Maria Fumaça, que depois de várias décadas, retorna a nossa querida Antonina. E podem ter certeza muito mais estará por vir”, concluiu o prefeito José Paulo Azim.

O presidente da Câmara de Antonina, José Alves de Souza (Zé Boiadeiro), também comentou a importância da união de todos e salientou o momento significativo e favorável, que a cidade capelista vem passando. “Tá na hora da gente somar e não diminuir, Antonina precisa se unir e buscar o que há de melhor para a população, juntos somos mais fortes”, ressaltou.
Participaram da sessão especial e também contribuíram com suas observações os vereadores, Paulo Eleutéro, Sandra Balthasar de Souza, Romário da Cruz Silva, Celso Pinheiro, Vitor Souza Fernandes, Carlos Bandeira de Souza e Paulo Broska. Também estiveram presentes outros políticos, secretários municipais e a população em geral.

ABPF
Segundo os responsável pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviário (ABPF), o trem Maria Fumaça deverá retornar com sua atividade em Antonina no mês de dezembro na semana natalina.
Trabalhando com o apoio de seus associados espalhados entre as Regionais da Associação, e de diversas entidades governamentais e empresas particulares, a ABPF contribui para o conhecimento da história, bem como, das técnicas e tradições nacionais ligadas ao setor ferroviário, promovendo a formação de uma consciência preservadora, fruto da compreensão do valor do patrimônio cultural em geral e do patrimônio ferroviário em particular.

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ROTEIRO DA SESSÃO ORDINÁRIA 19/03/2019

março 18, 2019

PROGRAMA DAS ATIVIDADES DA SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO PERIODO DA 17ª LEGISLATURA.

Data de Realização: 19/03/2019

Hora: 19:30 – Terça-feira

1. Chamada nominal dos Vereadores e Vereadoras;

2. Votação da Ata da 5ª Sessão Ordinária de 2019;

3. Leitura de Correspondências do Poder Executivo;

4. Leitura das Correspondências Gerais;

5. Apresentação e leitura das Proposições em Indicações dos Vereadores para o respectivo encaminhamento;

6. Apresentação, leitura, discussão e votação das Proposições em Requerimentos;

7. Encaminhamentos de Matérias às Comissões Permanentes;

8. Leitura dos pronunciamentos e parecer das Comissões Permanentes em projetos de leis e demais mensagens;

9. GRANDE EXPEDIENTE Oradores inscritos (Vereadores e Vereadoras) para pronunciamento (tempo máximo 30 minutos);

10. ORDEM DO DIA – NADA CONSTA AOS TRAMITES:

11. ………………………………………………………………………………..;

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

12. Pauta destinada a manifestação de Vereadores sobre a atitudes pessoais assumidas durante a Sessão ou no exercício do mandato (tempo máximo individual 05 minutos);

13. Convocação de Sessão Ordinária para 3ª feira dia 26 de Março de 2019 às 19:30 horas.

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MP arquiva inquerito que apurava suposto ato contra liberdade de imprensa

março 15, 2019

Através do Ofício nº 268/2019 da 1ª PJ da lavra do Promotor Substituto Rafael Pereira, o Presidente da Câmara, Vereador José Alves de Souza (o “Zé Boiadeiro”), foi notificado sobre a promoção de arquivamento do Inquérito Civil nº MPPR-0006.19.000048-6 aberto através de denúncia do Sr. Lucas de Barros Peluso.

Segundo do denunciante, o Ato Administrativo nº 03/2019 da Presidência desta Casa que determinou o credenciamento da imprensa para acesso ao Plenário nos dias de sessão se revestiria de “prática de censura prévia” a liberdade de imprensa.

Ao apurar o fato, o Ministério Público concluiu que a forma como a Câmara vem tratando o credenciamento, principalmente quando reduziu o tempo de antecedência para que o credenciamento fosse feito na Casa (de 1h antes do início da sessão para 10min), é questão interna corpuris, ou seja, é ato interno que dentro do princípio da proporcionalidade, não viola direitos e garantias individuais nem a liberdade de imprensa, não sendo passível de questionamento sob pena de interferência indevida nos poderes.

Assim, com a promoção de arquivamento, os Atos Administrativos nº 03, 04 e 05/2019 que tratam do tema serão mantidos, cabendo a qualquer órgão de imprensa que queria exercer suas prerrogativas perante esta Câmara o credenciamento prévio, lembrando que tais atos administrativos não se destinam ou disciplinam a população em geral, que poderá continuar a acompanhar as sessões da Câmara diretamente da galeria do plenário, podendo gravar ou fotografar as sessões desde que de maneira pacífica e silenciosa, de modo a não atrapalhar os trabalhos desenvolvidos no Plenário.

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ROTEIRO DA SESSÃO ORDINÁRIA 12/03/2019

março 12, 2019

PROGRAMA DAS ATIVIDADES DA QUINTA SESSÃO ORDINÁRIA  DO PRIMEIRO PERÍODO DA 17ª LEGISLATURA.

 

Data de Realização: 12/03/2019

Hora: 19:30 – Terça-feira

 

  1. Chamada nominal dos Vereadores e Vereadoras;
  2. Votação da Ata da 4ª Sessão Ordinária de 2019;
  3. Leitura de Correspondências do Poder Executivo;
  4. Leitura das Correspondências Gerais;
  5. Apresentação e leitura das Proposições em Indicações dos Vereadores para o respectivo encaminhamento;
  6. Apresentação, leitura, discussão e votação das Proposições em Requerimentos;
  7. Encaminhamentos de Matérias ás Comissões Permanentes;
  8. Leitura dos pronunciamentos e parecer das Comissões Permanentes em projetos de leis e demais mensagens;
  9. GRANDE EXPEDIENTE Oradores inscritos (Vereadores e Vereadoras) para pronunciamento (tempo máximo 30 minutos);
  10. ORDEM DO DIANADA CONSTA AOS TRAMITES:
  11. Exposição do Secretário Municipal de Planejamento e Obras sobre aspectos da REFORMA DO PLANO DIRETOR, conforme Requerimento de Convocação n° 017/2019 aprovado na 4ª Sessão Ordinária;

 

                       EXPLICAÇÕES PESSOAIS

  1. Pauta destinada a manifestação de Vereadores sobre a atitudes pessoais assumidas durante a Sessão ou no exercício do mandato (tempo máximo individual 05 minutos);
  2. Convocação de Sessão Ordinária para 3ª feira dia 19 de Março de 2019 ás 19:30 horas.

 

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ATO ADMINISTRATIVO N°006/2019

março 1, 2019

Ponto Facultativos nos dias 04 (segunda-feira de Carnaval) e 06 (quarta-feira de cinzas) do Mês de Março de 2019, as atividades administrativas da Câmara;

O expediente retorna regularmente, quinta-feira dia 07/03/2019.

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Convocação de Audiência Pública

fevereiro 27, 2019

Convocação de Audiência Pública, que será realizada no dia 28 de Fevereiro (quinta-feira), com início ás 10:00 horas, no Auditório da Câmara Municipal, para a AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO 3° QUADRIMESTRE DE 2018.

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ROTEIRO DA SESSÃO ORDINÁRIA 26/02/2019

fevereiro 26, 2019

PROGRAMA DAS ATIVIDADES DA QUARTA SESSÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO PERIODO DA 17ª LEGISLATURA.

Data de Realização: 26/02/2019

Hora: 19:30 – Terça-feira

1. Chamada nominal dos Vereadores e Vereadoras;

2. Votação da Ata da 3ª Sessão Ordinária de 2019;

3. Leitura de Correspondências do Poder Executivo;

4. Leitura das Correspondências Gerais;

5. Apresentação e leitura das Proposições em Indicações dos Vereadores para o respectivo encaminhamento;

6. Apresentação, leitura, discussão e votação das Proposições em Requerimentos;

7. Encaminhamentos de Matérias às Comissões Permanentes;

8. Leitura dos pronunciamentos e parecer das Comissões Permanentes em projetos de leis e e demais mensagens;

9. GRANDE EXPEDIENTE Oradores inscritos (Vereadores e Vereadoras) para pronunciamento (tempo máximo 30 minutos);

10. ORDEM DO DIA –SEGUIMENTO AOS TRAMITES DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO:

a) Projeto de Lei nº 001/2019 – Revoga a Lei 030/2009 que autorizou doação de terreno ao INSS;

b) Projeto de Lei nº 003/2019 – Autoriza o Executivo a criar dotação através de transferência na Unidade Orçamentária 001;

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

11. Pauta destinada a manifestação de Vereadores sobre a atitudes pessoais assumidas durante a Sessão ou no exercício do mandato (tempo máximo individual 05 minutos);

12. Em decorrência da próxima 3ª feira dia 05/03, ser Feriado de Carnaval a 5ª Sessão Ordinária será realizada 3ª feira dia 12 de Março de 2019 às 19:30 horas.

(rb 25/02/2019 às 15:55m)

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